Com vista ao CONTÍNUO aprimoramento do Bureau da LABRE SC, definimos, a princípio, as condicionantes à coleta, envio e recebimentos de cartões QSL’s, conforme fluxograma.

Pedimos aos amigos que, tanto quanto possível, dediquem um pouco de seu tempo à leitura dos detalhes referentes ao trabalho voluntário desempenhado pelo Bureau.

Informações importantes antes de enviar seu cartão QSL: 

1. Verificar no site qrz.com, por sugestão, se a estação contatada aceita cartão (QSL paper) ou diretamente ao operador durante o QSO, se possível.

2. Estarão aptos a enviar e receber cartões QSL os associados adimplentes até, no máximo, o ano imediatamente anterior ao do envio.

3. Padronização do cartão QSL

Os cartões de QSL terão que obedecer às normas postais internacionais cujas dimensões são de 14cm x 9cm, e peso de 4 gramas, sob pena de sua devolução.

4. Classificação Prévia da remessa de cartões QSL ao serviço de Bureau da LABRE-SC

Os cartões de QSL devem chegar ao Serviço de Bureau da LABRE-SC adotando:

  • Cartões internacionais: classificados por ordem alfabética de País a que se destinam, com exceção dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
    *Os cartões QSL destinados aos Estados Unidos, Canadá e Austrália deverão ser ordenados pelos números das áreas de destino. (área 1, 2, 3, 4 …).
    *Os cartões QSL que são via Manager deverão ser classificados e incluídos de acordo com o país do Manager.
  • Cartões nacionais: devem ser organizados por estado de destino.

5. Estados que não possuem Bureau de QSL:

AC – Acre PT8 – PU8JAA a PU8LZZ
AM – Amazonas PP8 – PU8AAA a PU8CZZ
AP – Amapá PQ8 – PU8GAA a PU8IZZ
PA – Pará PY8 – PU8WAA a PU8YZZ
TO – Tocantins PQ2 – PU2IAA a PU2JZZ
RO – Rondônia PW8 – PU8DAA a PU8FZZ

6. Devolução dos cartões QSL

Serão devolvidos aos associados, os cartões QSL nos seguintes casos:

  • Envio para radioamador não associado à LABRE-SC.
  • Envio para estado sem Bureau (lista no item 5).
  • Envio para país sem Bureau (http://www.iaru.org/qsl-bureaus.html).
  • Devolvidos por outro Bureau de QSL.
  • Indicativo de destino rasurado ou ilegível.

7. Informações de quando receber o cartão via Bureau:

  • Verifique se o cartão é realmente do(s) seu(s) indicativo(s)

Caso não seja seu o Cartão, não o rasure informe através de um bilhete o motivo da devolução e nos envie no próximo lote, por favor!

8. Recebimento de QSL no endereço do Bureau da LABRE – SC

O recebimento dos cartões de QSL pelo Bureau ocorrerá durante todo o ano, bastando que os associados optantes enviem, às suas expensas, os cartões no seguinte endereço:

Daniel Fernandes
Rua Waldemar Rangrab, 1257, Sala 02
São Jorge – São Miguel Do Oeste – SC
CEP 89900-000

Esclareça-se que os valores de envio de cartões (carta não comercial) são iguais entre todos os
municípios do estado de Santa Catarina, sugerindo-se, para maior agilidade do Bureau, sejam
enviados diretamente ao endereço acima, caso seja o associado optante desse sistema

9. Envio direto do Bureau da LABRE – SC

O Bureau da LABRE SC enviará aos associados gratuitamente os QSL’s nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

10. Fluxograma Bureau LABRE-SC

Bureau da LABRE – SC recebe, analisa, separa todos os QSL’s e os remete conforme fluxograma.

11. Cartões de QSL para não associados

Os não associados da LABRE-SC que queiram retirar seus cartões, contribuirão com R$ 0,50 por cartão QSL recebido (nacional ou internacional), mais a despesa de embalagem e Correio de R$ 10,00 (Carta Registrada).

O depósito deve ser antecipado e diretamente na conta da LABRE-SC, ao que os cartões podem ser retirados através de terceiros, acaso exista autorização através do email ou WhatsApp ao responsável pelo Bureau da LABRE-SC.

Dados bancários:
LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIOEMISSÃO – LABRE-SC
CNPJ: 83.258.608/0001-48

Banco: Sicoob (756)
Agência: 3039
Conta: 106.832-6
Chave PIX CNPJ: 83258608000148

Aos contatos feitos com e por estações usuárias de indicativos especiais, o Bureau da LABRE-SC fará a detida análise no banco de dados da ANATEL no sentido de visualizar a data e licença de cada qual para o correto direcionamento aos colegas.

Os cartões de não associados que não forem retirados no prazo de 90 dias, poderão ser devolvidos aos remetentes como “no member”.

A Relação dos indicativos consta no banco de dados do Bureau da LABRE SC, não significando que possua cartão à disposição. Para tanto solicite informações sobre disponibilidade e quantidade pelo e-mail labre@labre-sc.org.br.

Lembramos que os custos da LABRE dá-se desde o recebimento até a devolução de QSL’s.

12. Contato

Todo contato entre o Bureau de QSL e o associado se dará através do e-mail: labre@labre-sc.org.br

O Bureau da sua LABRE – SC estará em contínuo aperfeiçoamento para bem atender seus associados.

Versão 1.0 28/04/2019
Versão 1.1 20/11/2019
Versão 1.2 24/02/2020